11 de março de 2013

Design Cortiça

Uma mesa de cortiça com pernas de saca-rolhas


A Rolha Side Table é uma mesa de centro inspirada no ritual de abrir uma garrafa de vinho. Esta é ainda um protótipo


Se quando Gonçalo Campos trocou o nosso país por Londres para se estabelecer como designer de produto alguém o achou pouco patriota, a sua nova criação vai deixá-los surpreendidos. A Rolha Side Table é uma mesa de centro de pequenas dimensões, com uma design muito simples, que esconde nela uma antiga tradição: o ritual de abrir uma boa garrafa de vinho.



O tampo redondo é de cortiça, a fazer lembrar as rolhas das garrafas. E as três pernas simples de madeira têm na ponta um rosca semelhante à dos saca-rolhas. Só que este não serve para abrir garrafas, serve antes para juntar as pernas ao tampo, e criar assim a Rolha Side Table, sem qualquer tipo de ferramentas.



Gonçalo Campos é conhecido por usar materiais ecológicos, naturais e com história, e foi isso que encontrou na cortiça. No entanto alerta que, apesar da procura da cortiça ter aumentado nos últimos anos, nem sempre os designer e criadores o fazem pelas melhores razões. “Tem sido sempre utilizada de um modo superficial, apenas pela sua textura e toque, mas nunca pelas suas características mecânicas, que são aquilo que a diferencia verdadeiramente de outros materiais”.



Características mecânicas que, por exemplo, permitem montar a mesa com uma simples acção de enroscar, e garantir firmeza e estabilidade. Gonçalo destaca essa simplicidade, de montagem e transporte, como ponto de equilíbrio entre estilo e funcionalidade. Mas alerta que as peças montadas pelos clientes são ainda assunto tabu no mundo do design.



Por isso mesmo a associação com o ritual do vinho torna-se essencial. “Esta abordagem mais lúdica da montagem permite celebrar a nova aquisição, um momento que contribui para a apreciação do objecto para além das implicações práticas e económicas que possa ter. O produto cria um momento e uma memória que permanecem desde o primeiro instante em que entra em casa”.



De momento a Rolha é apenas um protótipo, mas existem já propostas para a sua comercialização que deixam o criador confiante.





Fonte: P3 Cultura - Público.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário